terça-feira, agosto 30, 2005

Combate aos incêndios


Segundo o especialista chileno Carlos Weber Bonte,

"Gasta-se demasiada água a combater os fogos em Portugal quando a aposta devia ser na utilização de ferramentas que destruam o combustível que faz propagar as chamas". O que, diga-se de passagem, é redobradamente custoso em ano de seca: desperdiçar tantos milhares de litros de água no meio dos fogos enquanto o gado morre à fome e à sede.

No entanto, houve quem já tivesse percebido isso há algum tempo; parece que aqui ao lado, na Andaluzia, o problema já foi resolvido. O ano passado? Não. Há mais de doze anos.


(...) Entre 1995 e 2003, por exemplo, a Andaluzia perdeu menos floresta e mato do que Portugal em 24h de alguns dias de Agosto do ano passado. (...) (*)

(*) Excerto do trabalho da autoria de Pedro Almeida Vieira publicado na Grande Reportagem de 24 de agosto de 2004 .



3 comentários:

Anónimo disse...

O Português é BURRO!
Se quem fala e tem razão não tiver "posto", ninguém lhe liga "OLHA ME ESTE A SALIENTAR-SE"!!! Julga que é mais cós outros?
Se quem fala tiver posto,(e então o que diz é merda!), porque para o gajo lá ter chegado não foi com estudo nem aplicação, foi sempre com FILHA DA PUTICE E OPORTUNISMO, mas não há remédio (alternativa) faça-se o que o gajo diz pois ele é que manda.Vocês vão ver (quando nada bater certo), como é pior a emenda que o soneto!Bem feito!

Talk Talk disse...

Somos os melhores em: "chico-espertice", em desenrasca. E depois somos nada em organização, em gestão. Isto aplica-se a todas as áreas, os incêndios são apenas uma face bem visivel do problema. Tal como pelos vistos desperdiçamos água, também desperdiçamos, por exemplo, a qualidade humana dos bombeiros, que se calhar com metade da vontade mas inseridos num meio organizado teriam o triplo da eficácia.
Um abraço.

Afonso Henriques disse...

É bem verdade, talk talk.
Esta república pequenina, mesquinha, autista e auto-ressonante é indigna do esforço, dedicação e coragem dos bombeiros portugueses, autênticos forcados da besta ígnea.

Powered By Blogger
 
Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico. Leia, assine e divulgue!