Não sei, não sei caro jrd. Há legislação dessa II república que muita gente ainda está apostada em perpetuar, meu caro. E não nos esqueçamos que essa vergonhosa ditadura chamada Estado Novo existiu em plena república....
Excrescência ou não, foi uma ditadura de 48 anos em regime republicano. Claro que houve ditadores no tempo da monarquia. Não o nego nem o defendo. O que não aceito é a "consagração" de um regime imposto pelas armas, financiado por meia dúzia de burgueses endinheirados sedentos de poder e protagonismo e acolitados pela baixa aristocracia, como sendo o único possível em Portugal. O assasinato do Rei foi o primeiro passo do caminho que o Partido Republicano escolheu para tomar o poder visto que pela via eleitoral jamais o conseguiria. Uma das primeiras medidas adoptadas pelo regime republicano foi a imposição da censura. Daí à eliminação dos círculos uninominais e à consagração da partidocracia foi um passo. Essa torpe noção de democracia foi prontamente adoptada pela generalidade dos partidos políticos após o 25 de Abril.
Ao contrário do que afirmam os meus biógrafos, nasci em 1111. A minha simpatia pelo Ideal Templário não foi no entanto suficiente para que na Ordem me filiasse. No entanto insistiram na aposição sobre o meu túmulo de um par de luvas de cota de malha, à boa maneira da homenagem Templária. Como resultado da maldição que acompanha cada Rei Fundador de uma Nação, tenho vindo a acompanhar o desenrolar da história destas gentes, com cujos antepassados tive o orgulho de poder contar, nas pelejas várias em que me aventurei, quer contra a moirama quer contra as desmedidas ambições de meu primo, El Castellaño. Consegui a certa altura que parte do pecúlio a cargo de Jacques de Molay viesse ter a estas paragens,por alturas do meu tetraneto Diniz O Trovador, tendo contribuído de forma decisiva para o empreendimento Descobrimentos. O nome mudou, de Ordem do Templo passou a Ordem de Cristo, mas o objectivo manteve-se. O objectivo, mantém-se. Portugal (ainda) está por cumprir.
2 comentários:
Não sei, não sei caro jrd.
Há legislação dessa II república que muita gente ainda está apostada em perpetuar, meu caro.
E não nos esqueçamos que essa vergonhosa ditadura chamada Estado Novo existiu em plena república....
Excrescência ou não, foi uma ditadura de 48 anos em regime republicano.
Claro que houve ditadores no tempo da monarquia. Não o nego nem o defendo.
O que não aceito é a "consagração" de um regime imposto pelas armas, financiado por meia dúzia de burgueses endinheirados sedentos de poder e protagonismo e acolitados pela baixa aristocracia, como sendo o único possível em Portugal.
O assasinato do Rei foi o primeiro passo do caminho que o Partido Republicano escolheu para tomar o poder visto que pela via eleitoral jamais o conseguiria.
Uma das primeiras medidas adoptadas pelo regime republicano foi a imposição da censura. Daí à eliminação dos círculos uninominais e à consagração da partidocracia foi um passo. Essa torpe noção de democracia foi prontamente adoptada pela generalidade dos partidos políticos após o 25 de Abril.
Enviar um comentário