quinta-feira, dezembro 01, 2005

1º de Dezembro

Completam-se hoje 365 anos que Portugal recuperou o estatuto de nação independente, pondo termo a 60 anos de domínio castelhano.
Seguiram-se 28 anos de guerra contra as pretensões de Castela de recuperar o trono de Portugal.
O duque de Bragança, futuro rei D. João IV, era na altura comandante supremo das forças armadas compostas por portugueses e castelhanos ao serviço do rei de Castela. A Casa de Bragança era a mais rica e abastada casa nobiliárquica de Portugal (décima terceira da Península Ibérica). A decisão do Duque em aceitar encabeçar a revolta e tornar-se rei de Portugal colocou a sua cabeça a prémio durante o resto da sua vida. Para essa sua decisão contribuiu decisivamente o carácter determinado da duquesa, D. Luísa de Gusmão, autora da célebre frase "antes Rainha por um dia do que duquesa toda a vida".
Nascia assim a 4ª e última dinastia, de Bragança, que terminou após o regicídio de 1908 com a imposição da República em 1910.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho graça aos noticiários; este feito nacional sempre é noticiado em forma assaz breve, ao contrário de grandes acontecimentos como as compras de Natal num certo centro comercial... Ocorre-me se deverão os patriotas passar a pagar aos jornalistas para publicitar devidamente esta data? Cumpts.

Talk Talk disse...

Concordo com o comentário anterior. Passou praticamente despercebida a data em questão. Depois admiram-se que os mais novos não saibam a razão do feriado. Ou será propositado?

Powered By Blogger
 
Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico. Leia, assine e divulgue!