quarta-feira, outubro 05, 2005

5 de Outubro. À noite.


"(...) E o regimen está, na verdade, expresso naquele ignóbil trapo que, imposto por uma reduzidíssima minoria de esfarrapados mentais, nos serve de bandeira nacional - trapo contrário à heráldica e à estética, porque duas cores se justapõem sem intervenção de um metal e porque é a mais feia coisa que se pode inventar em cor. Está ali contudo a alma do republicanismo português - o encarnado do sangue que derramaram e fizeram derramar, o verde da erva de que, por direito natural, devem alimentar-se.
Este regimen é uma conspurcação espiritual. A monarquia, ainda que má, tem ao menos de seu o ser decorativa. Será pouco socialmente, será nada, nacionalmente. Mas é alguma coisa em comparação com o nada absoluto que a república veio a ser."
Fernando Pessoa, "Da República"

Trecho retirado do Dragoscópio, um blog incendiário por natureza. Leiam lá o resto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quando o sampaio chega a PR, as palavras do Poeta ganham ainda mais sentido. Samapio é abandeira verde e vermelha - aquela que tão bem comenta Pessoa.
Mefistófeles (www.tapornumporco.blogspot.com)

Talk Talk disse...

O número de pessoas nas "comemorações" junto à CML foi confrangedor. Mostra o que vale e o interesse que suscita a "República" aos portugueses. Eu também prefiro comemorar a fundação do Reino.
Um abraço.

Fernando Martins disse...

Viva o Rei - V Dinastia já...!

Powered By Blogger
 
Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico. Leia, assine e divulgue!